quarta-feira, 28 de julho de 2010

LINE UP: Fernanda Almeida - Lady Gaga Performer


Transcrevemos aqui uma entrevista feita com Fernanda Almeida, que nas noites se transforma em Lady Gaga e, é uma das grandes atrações da Disfarce - Festa à Fantasia, que promete colocar todo mundo para dançar e se divertir! A entrevista foi feita no verão por Cássia Guerra para o blog Acho Conceitual.

AC – Oi Fernanda, você é estudante de Moda de dia e na noite se transforma em Lady Gaga. Da onde veio a vontade de trabalhar com Moda, e o que todo mundo se pergunta: de onde surgiu a idéia de ganhar dinheiro sendo performer da Lady Gaga?

Meu desejo por trabalhar com moda surgiu a partir da minha busca de encontrar meu estilo próprio. Não encontrando as roupas e acessórios que eu queria, desenhava e, algumas eu mandava confeccionar na costureira, e customizações eu mesma fazia.

Quanto ao meu trabalho como performer, surgiu de uma brincadeira. Na época que a Lady Gaga surgiu, eu já era loira e me vestia de forma extravagante (Não tanto quanto ela!). Nas baladas GLS, as pessoas me cutucavam e diziam “Linda! Tu parece muito com a Lady Gaga!”. Então a Lady começou a fazer mais sucesso e aparecer mais nas baladas. Toda vez que tocava, o público pirava e me empurrava para o palco. Desde pequena sempre gostei de estar no palco, então não foi difícil eu subir. Um dia, depois de umas das edições do Donna DC, fui para a balada vestida inspirada na Lady Gaga, com um laço branco na cintura e um na cabeça. A partir daí não parei mais. No início não recebia nada pelas apresentações, era somente paixão pela dança, moda e música. Com o tempo fiquei conhecida e comecei a ganhar com isso.

AC – E onde você começou a trabalhar na noite de Floripa – Qual foi a primeira festa?

O Jivago Lounge foi onde a Lady Gaga Performer nasceu. Tenho uma paixão pela casa que me deu a oportunidade de aparecer nas noites de Floripa.

AC – Acredito que para trabalhar com isso tem que ter um perfil bem desinibido. Você sempre foi assim ou teve que trabalhar esse seu lado ao longo da carreira de performer?

Desde criança eu gostava de participar de tudo que eu pudesse subir no palco. Desde gincanas, concursos de dança, coral da igreja (Sim! Já participei do coral da Igreja.), peças de teatro da escola, etc. Com todas essas experiências me tornei uma pessoa mais extrovertida e desinibida, porém cada público é diferente e você precisa estar preparado com as reações adversas e, além disso, saber o que fazer para agitar a pista, independente da música que estiver tocando e do tamanho do palco, que na maioria das vezes, mal da para se mover.

AC – Dá para perceber que seus figurinos são bem elaborados. Rola um estudo aprofundado sobre a famosa Lady Gaga, tanto de vestes quanto de trejeitos e modos de se portar? Estudar Moda ajuda nessas questões?

Esse estudo baseia-se em coletar informações e fotos de editoriais, shows, videoclipes, blogs, sites, jornais, tudo que cita o nome “Lady Gaga”. A partir daí é feita uma análise onde as informações são filtradas e adaptadas. Estudar moda auxilia a compreender melhor o que tem por trás de cada figurino, pois uma simples peça de roupa se transforma e pode falar muito dependendo do contexto em que esta se encontra.

AC – Como é que você faz para confeccionar os figurinos? Você mesma desenha e costura?

Nenhum figurino é simplesmente uma réplica dos trajes que a Lady Gaga usa. São a união do estudo feito sobre Lady e as experiências vividas por mim e pelo meu amigo Maurício Magagnin. Alguns são pedaços de tecidos (Na última apresentação foi utilizado plástico) montados no próprio corpo com alfinetes, fita dupla-face e/ou grampos; outros são achados em lojinhas escondidas; alguns são desenhados e mandados para a costureira confeccionar. Tudo depende de como é imaginado o traje final, que nem sempre acaba sendo aquilo que foi pensado, e do que temos a disposição. As moulages e acessórios são feitos, em grande parte, pelo meu amigo Maurício Magagnin, que é estilista da Kotzias.

...
[para ler a entrevista na integra acesse o blog]


.
Venha você também! Seja quem você quiser!


Nenhum comentário:

Postar um comentário